Quando eu era criança minha mãe fazia algumas costuras para mim, para ela e coisas para casa. Eu sempre curiosa na volta querendo aprender.
"Lembro que um dia, eu deveria ter em torno de 5 anos talvez, estava pedindo muito pra ela um pedaço de tecido porque também queria costurar alguma coisa, não sei porque ela não queria me dar. Fiquei braba peguei uma boneca e cortei um pedacinho do vestido, devia ter um centímetro por meio centímetro...rsrs..., depois disso fiquei feliz da vida por ter o tecido que queria".
O tempo foi passando e eu continuava insistindo que minha mãe me ensinasse a costurar, ela não queria porque achava que eu estragaria a máquina e provavelmente poderia costurar meu dedo!
"Até que um dia, eu já tinha em torno de 10 anos, criei coragem e inventei de fazer uma saia. Peguei uma saia minha em tecido de malha, um tecido que minha mãe tinha e cortei igual. Costurei toda saia, até cós eu fiz...rsrs...depois de pronta fui experimentar e adivinha!...a saia não entrou!...mas o que eu fiz de errado?!? Minha saia modelo era de malha, não tinha abertura tipo fecho ou botões e entrava por causa da elasticidade, cortei exatamente do mesmo tamanho em um tecido sem elasticidade, certo que não conseguiria vestir. Foi então que tive a ideia de colocar um zíper! Claro, não deve ser tão difícil, só costurar! Achei um zíper nas coisas de costura da minha mãe, o zíper era bege e de metal reforçado, tipo de calça jeans, o tecido era leve como um crepe e em tons de verde. Imaginem como ficou a saia com um fecho totalmente inadequado, mas eu fiquei muito feliz! Afinal, tinha conseguido fazer minha primeira saia!...rsrs.."
Com histórias assim eu fui tentando aprender a costurar, insisti, fiz várias outras peças, claro que os acabamentos eram terríveis, mas eu fazia e ficava feliz por conseguir.
O tempo passou, eu casei, e tive a SORTE de ter uma sogra costureira, foi então que eu consegui aprender de verdade! Conto mais detalhes no próximo post.
Comments